03
Fev-2016

Chegada a Cuzco, a capital do Império Inca

Perú   /   Etiquetas:

Há muitos anos que o Peru fazia parte da minha lista de países a visitar. E o Machu Picchu era um dos principais motivos. Quem nunca desejou subir essa montanha mágica e ter o privilégio de ver de perto umas das mais admiráveis obras da arquitectura e da engenharia mundial, construída pelos Incas durante o século XV? Eu sim. E em Fevereiro de 2015 surgia essa oportunidade tão esperada. Finalmente poderia ver um dos monumentos mais fotografados do mundo e classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 1983.

A chegada a Cuzco

A minha primeira paragem no Peru foi em Lima, a capital. E apenas dois dias depois já estava em Cuzco, a cidade mais próxima ao santuário Inca, tanta era a vontade de chegar a esta que é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Devido à grande distância que separa as duas cidades (mais de 1000 Km por uma estrada vertiginosa que cruza toda a cordilheira) e às limitações de tempo que tinha nesta viagem, decidi realizar o percurso em avião. E devo dizer que foi uma decisão acertada. Observar os Andes com perspectiva de pássaro é uma experiência única!

Plaza de Armas, Cuzco

Plaza de Armas, Cuzco

Cuzco foi uma agradável surpresa. Apesar da sensação de cansaço que se apoderou do meu corpo devido à elevada altitude a que nos encontrávamos (3.399 metros), rapidamente me deixei conquistar pelos seus belos edifícios coloniais e pela impactante paisagem que me rodeava.

Surpreendeu-me a quantidade de restaurantes, bares e lojas de artesanato existentes na zona antiga da cidade. E também o número de turistas (principalmente jovens mochileiros) que passeavam pelas suas ruas estreitas e inclinadas. E é que há muito mais para ver e fazer em Cuzco do que esperava. E os preços são tão baixos que te convidam a fazer aqui uma pausa de alguns dias antes de aventurar-se em direção ao destino final de todos os que por aqui passam: o Machu Picchu.

Centro de Cuzco

Centro de Cuzco

Catedral de Cuzco

Catedral de Cuzco

Como chegar de Cuzco ao Machu Picchu?

Depois de explorar aquela que é considerada a “capital histórica” deste país andino (assim declarada na Constituição peruana) e comprados já os bilhetes para entrar no santuário Inca no dia seguinte (é recomendável que compres sempre a entrada para o recinto do Michu Picchu com antecedência, já que há dias durante a época alta em que se esgotam, tanta é a afluência de turistas) chegava finalmente o momento de começar a aventura que me levou até aqui.

Para chegar ao Machu Picchu tens várias opções: podes ir a pé (percorrendo durante quatro dias o fabuloso Caminho Inca), de comboio (desde a estação de comboio de Ollantaytambo) ou numa carrinha privada desde o centro de Cuzco até à Hidroeléctrica, caminhando depois junto à linha do comboio durante 2 horas até Águas Calientes. A decisão final depende do tempo e orçamento de que dispões… Nós decidimos escolher a última opção porque, em primeiro lugar, não tinhamos tempo suficiente para percorrer o Caminho Inca e porque simplesmente não queríamos pagar os cerca de 100€ (o preço varia dependendo do horário e da época do ano) que custa o bilhete de comboio.

Contratámos o serviço de transporte diretamente no nosso hostel pela módica quantia de 30 soles por pessoa (que seriam menos de dez euros), por uma viagem que dura cerca de 6 horas em cada sentido. O Machu Picchu estava cada vez mais perto, é certo, mas antes tínhamos que percorrer estes 112 quilómetros que nos separavam… Aqui um pequeno resumo dessa divertida viagem entre Cuzco e a Hidroelétrica.

0

 likes / 2 comentários
Partilhar este post:
  1. Itinerário de duas semanas pelo Perú e Bolívia - RoadMovingRoadMoving /

    […] a aventura, nesta pequena povoação localizada a quase 3.400 metros de altura, que no passado foi Capital do Império Inca e que na atualidade sobrevive graças às centenas de turistas que aqui descansam cada semana, […]

  2. Ilha do Sol: o berço da civilização IncaRoadMoving /

    […] fundassem uma cidade, onde os “pobres humanos” pudessem viver melhor. E assim nascia a cidade de Cuzco e começava aqui aquele que viria a ser o Império […]

Comentar este artigo


Clica no formulário para ver mais

Arquivos

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec