08
Fev-2016

La Paz, Bolívia

América do Sul, Bolívia, Destinos   /   Etiquetas:

LA PAZ: A PRIMEIRA IMPRESSÃO 

A chegada a La Paz é impactante. Porquê? Porque antes tens que passar por El Alto, uma cidade densamente povoada (com quase 2 milhões de habitantes), que nos últimos 30 anos cresceu tanto que acabou por converter-se na segunda cidade com mais habitantes da Bolívia, logo depois de Santa Cruz de la Sierra.  E possui outro recorde impressionante, devido à sua localização, a mais de 4.000 metros de altitude: é a cidade povoada mais alto do mundo! 

Enquanto o autocarro deslizava lentamente pela avenida principal, encolhido entre um enorme caos de gente, carros, carroças, buzinas, pregões, gritos e camiões, nós observávamos ansiosos desde a janela, desejando sair e absorver toda essa energia, perder-nos entre a multidão neste colorido e agitado centro comercial a céu aberto. Mas esta não era a última paragem. Tínhamos que começar a descer em direção ao vale onde repousa a cidade mais importante da Bolívia: La Paz.

LaPaz12

À medida que te vais aproximando, não vês mais que uma enorme massa de edifícios despidos, de tijolos destapados, deixando a impressão de que se trata de uma cidade em construção, inacabada… Mas assim que chegas e começas a caminhar, apercebes-te que há algo mais por descobrir, detrás destas fachadas aparentemente tão simples.

E também te esperam algumas surpresas arquitectónicas! Começando pela Praça Murillo, onde se encontra a Sede do Governo, passando pela Igreja de São Francisco, um edifício construído no século XVI que se classifica dentro do género “barroco mestiço”, misturando elementos decorativos europeus com elementos indígenas. Para não falar das estreitas e inclinadas ruas do Centro Histórico, repletas de pequenas e coloridas casas de estilo colonial que com o tempo se converteram em pequenas lojas de artesanato. E pouco a pouco vais deixando que a cidade te conquiste…

[smartslider3 slider=3]

Mercado das Bruxas

Mas o lugar que mais nos impressionou foi sem dúvida o Mercado das Bruxas, um conjunto de pequenas lojas, localizado em pleno centro, onde te garantem solução para todos o tipo de problemas. Sorte, saúde, dinheiro, amor, trabalho… “Que desejas”? Aqui encontras de tudo. Loções mágicas para atrair ao sexo oposto, ervas de todos os tipos e com as mais diversas aplicações, amuletos, remédios caseiros, presentes diversos para a “Madre Tierra” e até fetos de lamas! Sim, assim é. E dependendo do tamanho, diferentes resultados. Os pequenos queimam-me em álcool para atrair sorte a nível pessoal e os maior enterram-se debaixo das casas novas, para pedir proteção do lar à Pachamama.

E que tal um vinho do Porto, especialmente elaborado (com ingredientes secretos) para alimentar a Terra e produzir boas colheitas?

[smartslider3 slider=2]

Subir no Teleférico até “El Alto”

E já para concluir viagem, recomendamos um passeio no moderno Teleférico que une La Paz à cidade vizinha de El Alto.  Trata-se do teleférico de transporte urbano mais comprido do mundo e foi inaugurado em 2014 para facilitar a vida aos milhares de habitantes que diariamente se movem entre os dois núcleos urbanos. Mas obviamente, e devido às fantásticas vistas que oferece, acabou por se converter também numa atracão para turistas. Atualmente é constituído por 3 linhas (vermelha, amarela e verde) e cada trajeto custa apenas 3 bolivianos. Queres melhor forma de observar La Paz?

1

 likes / um comentário
Partilhar este post:
  1. Viagem pelo Perú e BolíviaRoadMoving /

    […] está a cerca de quatro horas de La Paz, uma das cidades mais importantes da Bolívia (já que aqui se encontra a sede do Governo) e que […]

Comentar este artigo


Clica no formulário para ver mais

Arquivos

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec