09
Mai-2016

Porque tínhamos que viajar a Cuba…

Cuba   /   Etiquetas:

Com a publicação das primeiras notícias sobre o fim do embargo económico a Cuba por parte dos Estados Unidos da América, aumentou a nossa curiosidade sobre este enigmático país.

Todos nos emocionámos com os nostálgicos boleros de “Buena Vista Social Club” e dançámos ao ritmo da salsa e do merengue em algum bar cubano. E que dizer dos discursos intermináveis dessa personagem inconfundível que é Fidel Castro? Mas temos mais informação sobre as reais condições de vida nesta ilha com uma história recente tão convulsa? Como sobreviveu este povo caribenho ao embargo da principal potência económica mundial durante os últimos 50 anos? E que vai suceder agora que o país voltará a estar exposto às regras do comércio internacional? Cuba vai deixar de ser o que é? E isso é bom ou mau? Eram demasiadas as perguntas que assolavam a nossa cabeça…

Tínhamos que viajar a Cuba antes que começara o processo de transição!

Habana49

Crianças cubanas posam com a bandeira nacional durante as celebrações do 1º de Maio

E a sorte esteve do nosso lado. Encontrámos uma promoção de um voo de ida e volta por menos de 200€ e nem pensámos duas vezes. Poucas semanas depois abandonávamos Barcelona e voávamos em direcção à bela Havana, com muitas perguntas na bagagem e uma vontade impressionante de descobrir o que havia do outro lado da fronteira, nessa pequena ilha localizada a tão só 145 km do estado da Flórida (EUA). E o que encontrámos não nos decepcionou.

Mas que fique claro: não encontrámos todas as respostas que procurávamos e novas dúvidas inquietam agora o nosso espírito. Mas Cuba é isso mesmo: um país misterioso, inquietante e por vezes incómodo, uma nação plena de contrastes que não deixa a ninguém indiferente, e que sem dúvida merece ser conhecido e visitado. Bem-vindos a Cuba!

2

 likes / 0 comentários
Partilhar este post:

Comentar este artigo


Clica no formulário para ver mais

Arquivos

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec