02
Jan-2018

Trekking de Collbató ao Mosteiro de Montserrat

Catalunha, Espanha   /   Etiquetas:

Esta foi a quarta vez que subimos ao Mosteiro de Montserrat. Sim, porque este é um daqueles lugares obrigatórios que constam na lista das “coisas a fazer “ sempre que os amigos ou a família nos visitam em Barcelona. E a verdade é que nunca nos cansamos. A paisagem é tão impressionante e a tranquilidade que emana deste lugar é de tal forma contagiante, que temos sempre a sensação de que poderíamos ficar aí horas e horas sem fazer nada. Contemplando, simplesmente…

Por uma ou outra razão nunca o fizemos. Sempre foram visitas curtas, de três ou quatro horas, com horário de regresso bem definido. Mas esta vez ia ser diferente. Subiríamos a pé, sem pressa, para poder desfrutar do caminho e da Natureza circundante e valorizar um pouco mais o momento da chegada.

Como chegar ao mosteiro de Montserrat desde Barcelona

Montserrat está localizado a apenas 50 quilómetros de Barcelona e existem diversas opções de transporte para chegar. Uma das mais cómodas é o comboio de FGC (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya) que sai a cada hora da estação de Plaça Espanya. A linha R5 (Barcelona-Manresa) tem conexão com o teleférico e com o funicular, e por pouco mais de 12€ (preço do bilhete combinado) podes comprar a tua viagem de ida e volta desde o centro da cidade até ao Mosteiro. O percurso total dura cerca de uma hora e 15 minutos.

A caminho do Mosteiro de Montserrat

A caminho do Mosteiro de Montserrat

Se queres ganhar tempo, também podes optar por ir de carro. Neste caso a viagem demora pouco menos de uma hora (dependendo da estrada que escolhas) e podes estacionar a poucos metros da entrada do Mosteiro. Claro que também o podes deixar um pouco mais longe, como nós, e fazer um pouco de exercício….

A PÉ DE COLLBATÓ ATÉ AO MOSTEIRO

Como esta vez não queríamos optar pela via fácil, decidimos deixar o carro em Collbató, uma pequena povoação localizada no sopé da montanha, e percorrer a pé o Caminho de Santa Cova, um dos itinerários mais populares nesta zona e muito utilizado pelo peregrinos que fazem o Caminho de Santiago, seguindo a GR172 e passando pela Gruta do Salnitre (Cueva de Salnitre).

Se tens tempo, recomendamos que entres para uma visita, e assim ficas a saber como é a Montanha de Montserrat também por dentro. Esta caverna tem 549 metros de comprimento e 20 metros de desnível e dizem que as suas formas orgânicas e ondulantes inspiraram a Antoni Gaudi quando desenhava o famoso Templo da Sagrada Família. A entrada normal custa 7,50€.

Sinalização GR172

Sinalização que vais encontrando durante o percurso

Todo o caminho até ao Mosteiro de Montserrat está bem sinalizado e em nenhum momento tens dúvidas sobre a direção a seguir. Nada a temer! Única recomendação: que leves água suficiente, já que em todo o percurso não encontrarás nenhum estabelecimento ou ponto de venda. Recorda que estás em plena Natureza! Sem faltar o inevitável bloqueador solar, que vai bem em qualquer época do ano.

A subida dura mais ou menos duas horas e meia e há momentos que podem ser um pouco desgastantes, principalmente se o realizas durante as horas de calor (que devem ser evitadas). Mas o esforço vale a pena quando o que te rodeia é uma paisagem como esta:

paisagem Montanha de Monterrat

paisagem Montanha de Monterrat

paisagem Montanha de Monterrat

Quando começas a ver o Mosteiro de Montserrat em cima de ti, a poucos metros de distância, não podes deixar de emocionar-te. E de um momento para o outro o corpo recupera a energia perdida. Esqueces o esforço que deixaste para trás e concentras-te no teu objetivo inicial. Já falta pouco!

mosteiro de Monterrat

Mosteiro à vista!

montanha montserrat catalunha

montanha montserrat catalunha

Por volta das duas da tarde chegávamos finalmente ao nosso objetivo. E depois de uma caminhada de mais de duas horas em caminho de terra e com um desnível de cerca de 600 metros, a fome já apertava. E haverá algo melhor que almoçar num lugar com umas vistas tão espectaculares? Todo um privilégio… O único a lamentar? A quantidade de turistas que te rodeiam (principalmente se vais num domingo) e que fazem com que a visita por vezes não seja tão tranquila e silenciosa como se podia desejar…  Mas sempre encontrarás um recanto mais isolado para descansar.

mosteiro montserrat

Mosteiro de Montserrat

O regresso a Collbató 

Depois de uma pausa de cerca de duas horas, e com as baterias totalmente recarregadas, chegava finalmente o momento de regressar. Decidimos descer pelo Caminho de San Miguel (ou caminho dos Soldados), que em determinado ponto volta a encontrar-se com o mesmo caminho que percorremos para a subida. E a paisagem não deixa nunca de surpreender-te…

caminho Montserrat - Collbató

paisagem Montserrat

descida a collbató

Em total foram cerca de 13 quilómetros percorridos sem muita dificuldade e em pouco mais de 4 horas (ida e volta). Um passeio mais que recomendável, perfeito para um fim-de-semana activo, em contacto com a Natureza.

0

 likes / 0 comentários
Partilhar este post:

Comentar este artigo


Clica no formulário para ver mais

Arquivos

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec